As saudações são muito importantes, pois é através delas que nós invocamos os
orixás. Assim, vamos traduzir para vocês “As saudações dos Orixás e seus significados”:
orixás. Assim, vamos traduzir para vocês “As saudações dos Orixás e seus significados”:
Exu Kóbà Láryè aquele que é muito falante
Ogun Pàtakorí exterminador ou cortador de ori ou cabeça
Oxossy Ará Unse Kòke Ode guardador do corpo e caçador
Xangô Kawó-Kábièsilé venham ver o Rei descer sobre a terra
Oxum Orà Yè Yé Ofyderímàn salve mãezinha doce, muito doce
Yansã ou Oyá Èpàrèi venha, meu servo
Omolu e Obaluayê Atótóo silêncio
Yemanjá Èru Ìyá senhora do cavalo marinho
Oxumaré Arrum Bobo(termo Jeje) senhor de águas supremas
Nanã Sálùbá pantaneira (em alusão aos pântanos de
Nanã)
Oxalá Esè Epa Bàbá você faz, obrigado Pai
Ogun Pàtakorí exterminador ou cortador de ori ou cabeça
Oxossy Ará Unse Kòke Ode guardador do corpo e caçador
Xangô Kawó-Kábièsilé venham ver o Rei descer sobre a terra
Oxum Orà Yè Yé Ofyderímàn salve mãezinha doce, muito doce
Yansã ou Oyá Èpàrèi venha, meu servo
Omolu e Obaluayê Atótóo silêncio
Yemanjá Èru Ìyá senhora do cavalo marinho
Oxumaré Arrum Bobo(termo Jeje) senhor de águas supremas
Nanã Sálùbá pantaneira (em alusão aos pântanos de
Nanã)
Oxalá Esè Epa Bàbá você faz, obrigado Pai
Abaixo, relaciono os 16 (dezesseis) principais odùs e seus orixás correspondentes:
ODÙ ORIXÁ
ODÙ ORIXÁ
1.Òkànràn Exu
2.Éji Òkò Ogun e Ibeji
3.Étà Ògúndá Obaluaiye e ainda Ogun
4.Ìròsùn Yemanjá
5.Òsé Oxum
6.Òbàrà Xangô, Oxossy, Yansã e Logun-Edé
7.Òdì Exu, Omolu, Oxossi e ainda Oxaguiãn
8.Éjì Onílè Oxaguian
9.Òsá Oya, Yemanjá
10.Òfún Oxalá
11.Òwórín Yansã, Exu e Ogun
12.Èjìlá Seborà Xangô
13.Éjì Ológbon Nanã
14.Ìka Oxumarê e Ossain
15.Ogbègúndá Obá, Ewa, Oxumarê e Omulu
16.Àlàáfia Orunmilá, Orixalá, Odudua e Orixás Funfun
2.Éji Òkò Ogun e Ibeji
3.Étà Ògúndá Obaluaiye e ainda Ogun
4.Ìròsùn Yemanjá
5.Òsé Oxum
6.Òbàrà Xangô, Oxossy, Yansã e Logun-Edé
7.Òdì Exu, Omolu, Oxossi e ainda Oxaguiãn
8.Éjì Onílè Oxaguian
9.Òsá Oya, Yemanjá
10.Òfún Oxalá
11.Òwórín Yansã, Exu e Ogun
12.Èjìlá Seborà Xangô
13.Éjì Ológbon Nanã
14.Ìka Oxumarê e Ossain
15.Ogbègúndá Obá, Ewa, Oxumarê e Omulu
16.Àlàáfia Orunmilá, Orixalá, Odudua e Orixás Funfun
Pela cor das contas ( guias ), usadas no pescoço, distinguimos a
que ORIXÁ pertence cada individuo. Cada NAÇÃO ( tribo ) de
Candomblé, desde a origem, tem suas cores próprias. Mo Keto,
as cores são as seguintes:
que ORIXÁ pertence cada individuo. Cada NAÇÃO ( tribo ) de
Candomblé, desde a origem, tem suas cores próprias. Mo Keto,
as cores são as seguintes:
OGUM ======== AZUL MARINHO
OSHÓSSI======= AZUL CLARO
OMOLU======== PRETO e BRANCO, RAJADO
OSHUMARÉ===== em algumas Casa usa-se o PRETO E
AMARELO, RAJADO; em outra AMARELO, RAJADO de
MARROM, PRETO E VERMELHO
OSSANYIN====== VERDE e BRANCO, RAJADO
IROKÓ========= é o dono do RUNGEVE
LOGUN-ODÉ===== AMARELO-OURO e AZUL CLARO, em
OSHÓSSI======= AZUL CLARO
OMOLU======== PRETO e BRANCO, RAJADO
OSHUMARÉ===== em algumas Casa usa-se o PRETO E
AMARELO, RAJADO; em outra AMARELO, RAJADO de
MARROM, PRETO E VERMELHO
OSSANYIN====== VERDE e BRANCO, RAJADO
IROKÓ========= é o dono do RUNGEVE
LOGUN-ODÉ===== AMARELO-OURO e AZUL CLARO, em
Contas alternadas
OSHUM========= AMARELO-OURO
YEMANJÁ======= BRANCO, CRISTAL
YASÃN========= MARROM
OBÁ=========== VERMELHO
EWÁ=========== AMARELO, RAJADO de VERMELHO
ANAMBURUCU=== AZUL, RAJADO de BRANCO. Em algumas
Casas , usa-se LILÁS
XANGÔ========= rei de OYÓ, sua cor é MARROM e
BRANCO, usam-se contas alternadas, Veste-se de VERMELHO e
BRANCO
OXALÁ========= BRANCO
OSHUM========= AMARELO-OURO
YEMANJÁ======= BRANCO, CRISTAL
YASÃN========= MARROM
OBÁ=========== VERMELHO
EWÁ=========== AMARELO, RAJADO de VERMELHO
ANAMBURUCU=== AZUL, RAJADO de BRANCO. Em algumas
Casas , usa-se LILÁS
XANGÔ========= rei de OYÓ, sua cor é MARROM e
BRANCO, usam-se contas alternadas, Veste-se de VERMELHO e
BRANCO
OXALÁ========= BRANCO
Cada dia da semanaé dedicado a um Orixá africano, assim
como cad parte da natureza é regida por um deles। E, assim,
segundo a tradição temos :
como cad parte da natureza é regida por um deles। E, assim,
segundo a tradição temos :
DIA DOS ORIXÁS
SEGUNDA - FEIRA ===OMOLU, OBALUAYIÉ, ESHU e OYA
BALE
TERÇA - FEIRA =====OGUM
QUARTA - FEIRA ===YASÃN, XANGÔ e OBÁ
QUINTA - FEIRA ===OSHÓSSI, LOGUN-ODÉ e OSHUMARÉ
SEXTA - FEIRA =====OXALÁ
SABADO ==========TODAS AS YABÁS
DOMINGO ========TODOS OS ORIXÁS e ERÊ
YABÁS : São os Orixás femininos do Candomblé
ABORÓ : São os Orixás masculinos do Candomblé
SEGUNDA - FEIRA ===OMOLU, OBALUAYIÉ, ESHU e OYA
BALE
TERÇA - FEIRA =====OGUM
QUARTA - FEIRA ===YASÃN, XANGÔ e OBÁ
QUINTA - FEIRA ===OSHÓSSI, LOGUN-ODÉ e OSHUMARÉ
SEXTA - FEIRA =====OXALÁ
SABADO ==========TODAS AS YABÁS
DOMINGO ========TODOS OS ORIXÁS e ERÊ
YABÁS : São os Orixás femininos do Candomblé
ABORÓ : São os Orixás masculinos do Candomblé
SHIRÉ
Shiré é a ordem de como são tiradas as cantigas de Candomblé,
sete para cada Orixá, de OGUM a OXALÁ. O shiré de keto é
assim.
Shiré é a ordem de como são tiradas as cantigas de Candomblé,
sete para cada Orixá, de OGUM a OXALÁ. O shiré de keto é
assim.
01= BARÁ ou ESHU
02= OGUM
03= ODÉ ou OSHÓSSI
04= OMOLU ou OBALUAYIÉ
05= OSANYIN
06= XANGÔ
07= OSHUMARÉ
08= LOGUM-ODÉ
09= OBÁ
10= EWÁ
11= YASÃN
12= OSHUM
13= YEMANJÁ
14= ANAMBURUCU
15= OXAGUIAN
16= OXALUFAN
02= OGUM
03= ODÉ ou OSHÓSSI
04= OMOLU ou OBALUAYIÉ
05= OSANYIN
06= XANGÔ
07= OSHUMARÉ
08= LOGUM-ODÉ
09= OBÁ
10= EWÁ
11= YASÃN
12= OSHUM
13= YEMANJÁ
14= ANAMBURUCU
15= OXAGUIAN
16= OXALUFAN
Tipos de fios-de-contas:
Yian/Inhãs:
Fios de uma só “perna”, isto é, o colar simples de
uma só fiada de missangas cuja medida deve ir até a altura do
umbigo.
uma só fiada de missangas cuja medida deve ir até a altura do
umbigo.
Delogum:
Colares feitos de 16 fiadas de missangas com um
único fecho cuja medida, como os Inhãs, vai até à altura do
umbigo. Cada Iaô deve possuir, normalmente, um Delogum do
seu orixá principal e outro do orixá que o acompanha em
segundo plano.
único fecho cuja medida, como os Inhãs, vai até à altura do
umbigo. Cada Iaô deve possuir, normalmente, um Delogum do
seu orixá principal e outro do orixá que o acompanha em
segundo plano.
Brajá:
longos fios montados de dois em dois, em pares opostos.
Podem ser usados a tiracolo e cruzando o peito e as costas. É a
simbologia da inter-relação do direito com esquerdo, masculino
e feminino, passado e presente. Quem usa esse tipo de colar é
um descendente dessa “união”.
Podem ser usados a tiracolo e cruzando o peito e as costas. É a
simbologia da inter-relação do direito com esquerdo, masculino
e feminino, passado e presente. Quem usa esse tipo de colar é
um descendente dessa “união”.
Humgebê/Rungeve:
Feito de missangas marrons, corais e seguis
(um tipo de conta).
(um tipo de conta).
Lagdibá/Dilogum:
Feito de fios múltiplos, em conjuntos de 7, 14
ou 21. São unidos por uma firma (conta cilíndrica).
ou 21. São unidos por uma firma (conta cilíndrica).
As Cores dos fios-de-contas de cada Orixá:
Exú – Contas Pretas intercaladas com Contas Vermelhas
Ogum – Contas Azul Forte (podem ter apontamentos
Vermelhos ou Verdes)
Oxóssi – Contas Azul-turquesa
Omulú – Contas Brancas Raiadas de Preto ou Contas Marrom
Oxumaré – Contas Amarelas Raiadas de Preto ou Verdes
Raiadas de Amarelo
Ossaim – Contas Verdes
Iroko – Contas Verdes intercaladas com Contas Brancas
Logun Edé – Contas Azul-turquesa intercaladas com Contas
Amarelas ou Brancas
Oxum – Contas Douradas ou Contas de Âmbar
Iemanjá – Contas Brancas intercaladas com Contas Azul Claro
e/ou Contas de Cristal
Iansã – Contas Marrom ou Contas de Coral (Vermelho, Salmão)
Ibeji – Contas de Todas as Cores
Obá – Contas Vermelho Escuro
Ewá – Contas Vermelhas intercaladas com Contas Amarelas
Nanã – Contas Brancas Riscadas de Azul
Xangô – Contas Vermelhas intercaladas com Contas Brancas
Oxalá – Contas Branco Leitoso e/ou Contas de Cristal
Os odús são inteligências siderais que participaram da criação do universo; cada pessoa
traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui
um nome e características próprias e dividem-se em "caminhos" denominados "ese"
onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como itàn ifá.
Odus são os signos de Ifá, o resultado do jogo. Segundo as lendas do candomblé
africano, os Odus representam os destinos criados por Olorum, com todas as
características da vida cotidiana e baseados no comportamento e temperamento
humano. Então os Odus, seriam os signos do destino que regem cada orixá, que por sua
vez, regem cada homem sobre a terra.
Os odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os
cerca.
Os orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza
liberando energia para que todos possam dela se alimentar.
O odú é o caminho, a existência do destino o qual o orixá e todos os seres estão
inserido.
Alguém já escutou a seguinte frase ?
-com o destino não se brinca...
-sua vida esta escrita...
- seu destino já estava escrito...
E muitas outras frases populares que refere-se a odú. Cada pessoa pode ir de encontro
ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, isso nós dizemos que a mesma
está com o odú negativo, ou seja: seu destino sua conduta foge as regras siderais, ou
seja, seguiu um caminho negativo dentro do estabelecido.
Nós quando nascemos, somos regidos por um odú de ori (cabeça) que representa nosso
"eu" assim como odú de destino, espiritualidade...
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