quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PARA OS OIÊS E FUTUROS OIÊS DA MINHA NASÇÃO





Ter mão próspera é saber preparar seus omo-òrìsá para o culto de modo que os faça compreender a importância e a seriedade de sua religião
por inteiro.

Ter mão próspera é saber preparar seus omo-òrìsá para a vida de modo que sejam pessoas decentes.

Ter mão próspera é conseguir equilibrar a vida das pessoas de modo geral, sejam quem forem.

Ter mão próspera é saber conduzir o egbé como se estivesse semeando um jardim para o futuro e conseguir que as sementes brotem, cresçam e floresçam.

Ter mão próspera é amar òrìsá acima de tudo e conseguir invocá-los do orún ao àiyé sem medo, mentiras ou interesses escusos.

Ter mão próspera é ser respeitado(a) pelas divindades como um veículo espiritual em quem se pode confiar.

Ter mão próspera é saber ser ponte segura.

Mi kolounfé!!!

OS OGÃNS




Ser Ogãn é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes.
Ser Ogãn é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos.
Isso exige conhecimento, humildade,concentração, responsabilidade, mediunidade e amor. O Ogãn é o responsável pelo canto, pelo toque, 
pela sustentação, pela parte fisica e equilíbrio harmônico dos rituais.
Diferente do que muita gente pensa, um Ogãn pode incorporar, porém,
 a sua mediunidade manifesta-se normalmente, de forma diferente do restante do corpo mediúnico. Manifesta, principalmente, através da intuição, das suas mãos, braços e cordas vocais onde os Guias responsáveis pelo Ashé, ejé e ori-ashé representados através dos médiuns os Ogãns.
Esses mestres atuam ativamente, mas de forma pouco perceptível à grande maioria dentro do ritual e, muitas vezes, são pouco lembrados.
Os atabaques, quando devidamente consagrados e ativados pelos Ogãns, são verdadeiros instrumentos de auxílio espiritual, pois são capazes de canalizar, concentrar e irradiar energias que tanto podem ser movimentadas pelo próprio Ognã como pelas entidades de trabalho 
para os mais diversos fins.

Olorum modupé Bábá mi Oshoguiãn. Ashé!!!