domingo, 30 de setembro de 2012

CANTIGAS DE VODUNS (Novas)



VODUM GBESEN

KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ

***************************************

KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ

***************************************
VODUN RUDJÊ,MINA KORÔ RUMBÊ(BIS)
RUDJÊ ZÔ,RUMBÔNU NUM KWÊ MINADÔ(BIS)
DANSIDABELA RUMBÊÊÊÊÊ
ÊÊ MARRUMBÊÊÊ
RUMBEWÊÊ(BIS)
(TOQ)BRAVUN

****************************************
(TOQ)SATÒ
È DORIGAN N AIBUNA E DABUNCÒ(BIS)
RUM BARA BERÒ BUNCÒ
RUM DAMBALA BALA SODAN AÊ AÊÊÊ BUNCÒ (BIS)


***************************************

(TOQ)AVANIYA
DAN DA MARÔ,DAN DA MARÔ
O DAN OTIN BELÊ ODAN
DAN DA MARÔ,DAN DA MARÔ
O DAN OTIN BELÊ ODAN


***************************************

VODUN MARIOKUÊ
BESSEM NO MARIOKUÊ
AIJÒ Ê Ô MARIOKUÊ


***************************************
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ


***************************************

JÁ HOHO E Ê, JÁ HOHO E Ê
YPITI LÊ JÁ HUNDÊ BOY DA CÓLO DIÊ
YPITI LÊ JÁ HUNDÊ BOY DA CÓLO DIÊ
BOY DA BARA HUNCE JÁ LÁ JÁ HOHO Ê Ê


***************************************

WALU LÈ
ILÈ WALU LÈ
JÉ KWÉ SUN WALU LÈ
MAN IYÁ HUN DÁ KÓ
ALÈ KWIN BILO SÈ
MAN IYÁ WALU BETÓ
DA JA IN SAN
WALU LÈ
MAN IYÁ HUN DÁ KÓ
WALU LÈ



***************************************

VODUM SOBOADÃN

SOBOADÃ TANY AVALÚ
SOBOADÃ TANY AVALÚ
ARAYÈ È È È
ARAYÈ È È È
SOBOADÃ TANY AVALÚ


***************************************
SOBOADÃN NO TO GIE....
COTA COTA HUMGEBE
COTA COTA FIRIMANHA
COTA VODUM DARHOME
(BIS)
BADE

HEVIOSO BARE ORO
BADE NA KEW .....
BADE IZO


***************************************
VODUM GBADÉ

A HAN IRUN MALÉ ERO BADÉ NI CAIÁ
A HAN IRUN MALÉ ERO BADÉ NI CAIÁ HOUMBONO
BADÉ NI CAIÁ, WODUN BADÉ NI CAIÁ
BADÉ NI CAIÁ, WODUN BADÉ NI CAIÁ


***************************************

VODUM AGUÉ

NITO KOSSUN
ARRUNSEJÉ
NITO KOSSUN,
AGUÉ RUN DERÈ

RITMO:BRAVUM


***************************************

OTUM OTUM BABA PEREGUM ALA OTITUM
BABA PEREGUM

TOQ SATO


***************************************

E COBILE AGEO
E COBILE AÊ
E COBILE AGEO
E COBILE ÂÊ
........(BIS)

TOQUE RUM


***************************************

SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ, AGUÉ.

SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ, AGUÉ.


***************************************

AGUÉ BENADÔ E UM Ô
Ê Ê Ê E UM Ô
Ê Ê Ê E UM Ô
DI MINA Ê

SATO


***************************************
VODUM AZIRI

ARRUNSEVÓ
AZITRI TOBOSSI NADEVÓ

ARRUNSEVÓ
AZITRI TOBOSSI NADEVÓ

RITMO:SATO


***************************************
LÔ KWE RÊRÊ COMODIRÊ
LÔ KWE RÊRÊ COMODIRÊ
AZÃ MEHUNTÓ AZOKINÃ AZIRI ZAÊ
AZÃ MEHUNTÓ AZOKINÃ AZIRI ZAÊ

VODUM KPOSSUM

POSUN GAIBA SEREBÈ
SEREBÈ, SEREBÈ
POSUN GAIBA NADEGI
POSUN GAIBA NADEGI


POSUN GAIBA SEREBÈ
SEREBÈ, SEREBÈ
POSUN GAIBA NADEGI
POSUN GAIBA NADEGI

RITMO:AVAMUNHA


***************************************

POSSUM ADA GAMA RUNGELO
POSSUM ADA GAMA RUNGELO


***************************************

ENATOIA
ENATOIA
E POSSUM POSUBENAN
ENATOIA
ENATOIA
POSSUM POSSUBENAN


***************************************

HAMUNHA

BEREKÔ É NO POSSI DO IYÁ WODUN MAIO KWE
BEREKÔ É NO POSSI DO IYÁ WODUN MAIO KWE

POSUN POSUN LÉ
POSUN BOIÁ KÁKÁ BIOÁ MI
POSUN POSUN LÉ
POSUN BOIÁ KÁKÁ BIOÁ MI

PÓ AHAN DAQUINIPÓ DAQUINIPÓ, POSUN NUN DÊ
BELÉ BELÉ A GAMA
POSUM MADOBÊ


VODUM DAN IKO

Ò DAN BIÒ
DAN BIÒ ARRUNJEKWÉ

Ò DAN BIÒ
DAN BIÒ ARRUNJEKWÉ

RITMO:BRAVUN


***************************************

VODUM HEVIOSSO


ABADÉ SERRÈM

VODUM LA SÈ SERREM

RITMO:BRAVUM


***************************************

VODUM AVEREKETI


JIDÈ JIDÈ AVEREKÈ
JIDÈ JIDÈ AVEREKÈ

AVERECUNA SARRUNAN
AVERECUNA SARRUNAN
AVERECUNA SARRUNAN

RITMO:AVAMUNHA


***************************************

AVEREKETE É UM TAELÊ
DAN JAN JAN
BAKO PÔ ERÓ DAN Ê
DAN JAN JAN

MINA MINA DONÉ
AVEREJKETE MINHA DONÉ

AVERÊ SODAN HUNTÓ
VODUN KWÊ SEBÊ

AÊ MILEUÁ
Ê MILEUÁ AVEREKETE

AVEREKETE DOMA DOHUN
AVEREKETE DOMA DOHUN

AVEREKETE DOMA DOBELO
AVEREKETE DOMA DOBELO


***************************************
VODUM AZANSU


È VODUN SALÈ JUÁ, RAN SÈTÓ DOBÈ
RAN SÈTÓ, RAN SÈTÓ, RAN SÈTÓ DOBÈ


RITMO: BRAVUM


***************************************

A CODA É SASÊ
A CODA DIÊ BIS

SAKOLA RÔ RUM VODUM
JUTA DONA CÓ
JUTA COLARÓ RUM VODUM
JUTA DONA CÓ

Ê OKÊ A CODA DIÊ BIS

***************************************

AGO LE SASI NA KO SA DIE
AGO LE SASI NA KO SA DIE
TA KO LARA WODUN SE SA DO NA KÓ
TA KO LARA WODUN SE SA DO NA KÓ
JUN TA KÓ LARÓ WODUN SE SA DO NA KÓ
NA KO SA DIE


***************************************
HAMUNHA

E NO KOKO BIÓ BEREO
E NO KOKO BIÓ BEREO
É NUM KWE DA BEUÁ É NAIÓ
É NUM KWE DA BEUÁ É NAIÓ
É NUM KWE DA BEUÁ É NAIÓ


***************************************

SATÓ

O NINHÁ OSSO BO KO BO ALÊ
O NINHÁ OSSO BO KO BO ALÊ Ô


***************************************
NO KWE DO BIÒ, NO KWE DO BIÒ
NO KWE MALOIÊ
AZUKERE NO TÓ
AJUNSÙN FELEBÉ DO BIÒ
KWENDA BIÒ ÊÊ
NO KWE DO BIÒ.


***************************************


VODUM DANGBÉ

EGÓ

JÁ HOHO E Ê, JÁ HOHO E Ê
YPITI LÊ JÁ HUNDÊ BOY DA CÓLO DIÊ
YPITI LÊ JÁ HUNDÊ BOY DA CÓLO DIÊ
BOY DA BARA HU7NCE JÁ LÁ JÁ HOHO Ê Ê


***************************************

SATÓ

HONTO MANHA DAN IKÓ OTORU
HONTO MANHA DAN IKÓ OTORU
HONTO MANHA DAN IKÓ WALÚ WALULÊ
HONTO MANHA NO TOKWE BEUÁ
NO TOKWE RE RE DONIN
SAVALU KWE HOUMBONO
SAVALU KWE RE RE ZAN ZAN
SAVALU KWE HOUMBONO



***************************************

HAMUNHA

DA BARA HOUMBONO
DA BARA HOUMBONO SATO JÁ
DA BARA HOUMBONO SATO JÁ
DA BARA HOUMBONO SATO JÁ


***************************************

VODUM ABAIN

NAN GAIAKÓ, NAN BERÈ NAN
NAN GAIAKÓ, NAN BERÈ NAN

RITMO:SATÓ


***************************************
NANAN MI TOFÁRA RENUN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN


***************************************

VODUM OTOLU

JARRALÁ RUNDEWÈ
RUNDOBI RUNDOJÒ
RUNDEWÈ RUNDOBI
OTOLÚ NAVIDARRIWÁ


RITMO:SATÓ


***************************************

OTOLU É MÀ SINOTÓ
OTOLU É MÀ SINITÓ
SINITÓ SINITÓ ALOYE
SINITÓ SINITÓ ALOYE


OTOLU KINI FÁ KIROJI
OTOLU KINI FÁ KIROJI
KIROJI É JIROLE
KIROJI É JIROLE


***************************************

EGÓ

BETO É NÓ SO JO É MAHI
SO JO É MAHI
A GANGA OTOLU
SO JO É MAHI
BONARREVI


***************************************


JARRA LA CEDÈ MI
MAVEM O PEJE VÒ,CORICÒ
JARRALA CEDÈ MI
MAVEM O PEJE VÒ

HAMUNHA

***************************************

COTA COTA BELE KWÈ
RUM BUENA VIANÊ(BIS)


***************************************

VODUM AVEDIJÁ

VALA RUNTEMANHA
VALA RUNTÈ JÓ

VALA RUNTEMANHA
VALA RUNTÈ JÓ

RITMO:HAMUNHA


***************************************
EPA MINA MINA PÃ
MEDIJÓ MINA PÃ

HAMUNHA


***************************************

WODUN JÓ WODUN JÓ É MAHUM BE
WODUN JÓ WODUN JÓ É MAHUM BE
WODUN JÓ MAHUM BE ADAIN ME HUNTÓ MAHUM BE WODUN JÓ


SATÓ


***************************************
EGÓ

JÓ JÓ JÓ MA HUMBÊ
JÓ JÓ JÓ MA HUMBÊ
E DI JÓ E DI JÓ E DI JÓ MA HUMBÊ


***************************************

MAWU LISSA

NASSA HUN NASSA HUN MA HUNDÊ
OLISA NASSA HUN MA HUNDÊ
NASSA HUN NASSA HUN MA HUNDÊ
É WODUN NASSA HUN MA HUNDÊ

SABE JO NIN KO IN SABE JO NIN KO DÊ Ê
AÊ AÊ SABE JO NIN KO IN


VODUM TOGBOSSI

AZIRI NADÒ
AZIRI NADÒ

VODUN DARRUNCHÈ SOJÒ
È VODUN DARRUNCHÈ

RITMO:SATO


***************************************

JARA UM TÓ
JARA UM TÓ, SAVALU
JARA UM TÓ, BOSSIRÊ
JARA UM TÓ, SAVALU

HAMUNHA

EGÓ

MA HOHO TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
MA HOHO TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
TÓ NUM MÃ Ê
TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
TÓ NUM MÃ Ê
MA HOHO TÓ NUM BOCI LÊ DÁ CA JÁ


***************************************

HAMUNHA

TOKWE TOKWE TÔ NUM SAN BÁ NU TO BONI TO BÉ LE KWÉ
Á IRÊ IRÊ
TÔ NUM SAN BÁ NU TO BONI TO BÉ LE KWÉ


***************************************
SATÓ

KI NHÁ KI NHÁ KI NHÁ A NI KINHÁ BOROCÊ
A NI KINHÁ BOROCÊ
BONACERRA Ê


***************************************

MECIM QUELÊ NO PO DO ME DIÈ,DIÈ AÈ
MECIM QUELÊ NO PO DO ME DIÈ,DIÈ AÈ
O ME DO PÒ DÒ MÈ}
MEVÒ COCÈ CÒ}


VODUM OULISSÁ

HÀN VODUN ÒULISSÁ

ÒULISSÁ GAMA DOBÈ
ZÒ ALERIKÓ

ÒULISSÁ GAMA DOBÈ
ZÒ ALERIKÓ

RITMO:BRAVUM


***************************************

VODUM LISSÁ MAWÚ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
O VODUM SAVALUNDÊ
VODUM LISSÁ-MAWÚ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
O VODUM SAVALUNDÊ


***************************************

VODUM AZIRI TOGBOSSI

ZANADÒ BOCILÈ, ZANADÒ BOCILÈ
AZIRI TOBOSSI MARRUM KWÈ

ZANADÒ BOCILÈ, ZANADÒ BOCILÈ
AZIRI TOBOSSI MARRUM KWÈ


RITMO:SATO


***************************************
PONHA NHA IMBO OIFUM
PARA RUZO RUZO
PONHA NHA IMBO IOFUM E
PORESSE NU E
TOKULÁ SOTAN BOBO E
PORESSE NU E
VODUM LÁ SO DAN BOBO E


***************************************
PONHA NHA É RUJOJO
PONHA NHA É RUJOJO
E RUJO DE BODE CAIA
É RUJO DE BODE CAIA
IMBOIKA IMBO.


VODUM LOKO

HAN VODUN IRÒKÒ

IRÒKO BERÈ KWE SATÓ
IRÒKO BERÈ KWE SATÓ

DABIÓ DABIÓ
IRÒKO BERÈ KWE SATÓ

RITMO:SATO


***************************************
HUNHODAN BOLOKÔ
TINA DOCUN VODUN AKA
AÊ LOKO
AÊ AÊ LOKO

LOKO DAIBA BÔ AJENAN
SAVALU JEJE MAHI

ABAIN SODAN
LOKO BAIN SODAN


LOKO KAIABA


***************************************

ERÓ IROKO É SÍ
ERÓ IROKO É SI


***************************************

DO E PÓ SÚ MAZÔBE
ZUELO ARRUANGELO
IRÔKO PÓ SU MAZÔBE
ZUELO ARRUANGELO


***************************************

VODUM GU

HAN VODUN TOGUN

DAJANADÒ, DAJANADÒ
DA KORRUNDA DOBÈ

BENITÓ SARRUN DENAN
DA KORRUNDA DOBÈ

RITMO:SATO


***************************************

CATA CATA OBÍ MEJÊ
OBÍ MEJÊ ONAN BÔ BÔ
CATA CATA OBÍ MEJÊ
OBÍ MEJÊ ONAN BÔ BÔ


***************************************

BOAINDA TIDAN (BIS)

TIDAN NO POLAZAN ( EGO )
BOAINDA TIDAN
(BIS)


***************************************

O RUN TÔ CACAIBÉ (BIS)
AE AE AE (SATO)
O RUN TÔ CACAIBÉ
(BIS)


***************************************

TOQUE: BRAVUM

SANAJI, SANAJO,
SANAJI, TOGUM ALA KORÔ

SANAJI, SANAJO,
SANAJI, TOGUM ALA KORÔ


***************************************

UBE MA HUBE
UBE UBE MA HUBE
UBE MA HUBE
UBE UBE MA HUBE
UBE UBE MA HUBE
SOBE O YÁ MA HUBE O YÁ
UBE MA HUBE
SOBE O YÁ MA HUBE O YÁ

HAMUNHA

TOGUN TÁ TANADÊ
TOGUN TÁ TANADÊ
TOGUN TÁ TANADÊ Ô
TOGUN TÁ TANADÊ Ô

SATÓ


BARA DO LEMINA SIVO HOUMBÉ
O HUN DE KÁ LA E
MINO SIVO HOUMBÉ
O HUN DE KÁ LA E

BATÁ


VODUM BOÇO JARÁ



BÔSSO JÁRA AJARRUNDÊ
RUNTÓ BÔSSO DA GAMA SILÊ
BÔSSO JÁRA AJARRUNDÊ
RUNTÓ BÔSSO DA GAMA SILÊ
BÔSSO JÁRA AJARRUNDÊ
RUNTÓ BÔSSO DA GAMA SILÊ
BÔSSO JÁRA AJARRUNDÊ
RUNTÓ BÔSSO DA GAMA SILÊ


***************************************

VODUM AJAUNSI


ARUN DECAIÁ
ARUN DECAIÁ
AJANSSI MEHUNTÔ
ARUN DECAIÁ
ARUN DECAIÁ
AJANSSI MEHUNTÔ


***************************************
Ê BEREWÁ
AJAUNSSY,
Ê BEREWÁ
RUNTÓ BI EWÊ.

Ê BEREWÁ
AJAUNSSY,
Ê BEREWÁ
RUNTÓ BI EWÊ.

SATO


***************************************
VODUM ANABIOCO

Ê NANÃ MODUBI
DAHOMÉ SAVADIÊ
Ê NANÃ GAIAKU
DAHOMÉ SAVADIÊ
DAHOMÉ SAVADIÊ
SAVAIA DAHOMÉ

Ê NANÃ IKU RÊ
AFULELÉ CORAJÔ
CORAJÔ CORAJÔ
AFULELÉ CORAJÔ

ÊPA ÊPA Ê
NANÃ OLUAÊ (BIS)


***************************************


VODUM BOCALABÉ OU BOCA

PABÔ,PABÔ
PABÔ A ISSU DAN
PABÔ,IYÁ PABÔ
PABÔ A ISSU DAN
PABÔ, PABÔ
PABÔ A ISSU DAN
PABÔ,IYÁ PABÔ
PABÔ A ISSU DAN


VODUM LEGBA

Ê LEBARAAA,
Ê LEBARAAA,
Ê LEBARA VODUN Ê VODUN NITOIÊ
Ê LEBERA

TOQUE.: BRAVUM OU QUEBRADO



***************************************

SATÓ

WODUN LEGBA DENAN NU AWANTITÓ ELÔ
WODUN LEGBA DENAN NU AWANTITÓ ELÔ
Ê Ê LEGBA, LEGBA AWANTITÓ IÓ WODUN
SASA (XÁXÁ) LEGBA DENAN NU AWANTITÓ Ê
Ê LEGBA, LOEGBA AWANTITÓ IÓ WODUN


***************************************

HAMUNHA

Ê MINA DÔ, A KAN SO ELÔ BARA HUNTÓ NAN KWE RÊ
Ê MINA DÔ, A KAN SO ELÔ BARA HUNTÓ NAN KWE RÊ


***************************************

EGÓ

AWÁ LESSE AGÔ IYÁ, SORIYÁ BEKÓ ILÊKUN
AWÁ LESSE AGÔ IYÁ, SORIYÁ BEKÓ ILEKÓ ILÊKUN
ANTIGAS

AZANSU
A CODA É SASÊ
A CODA DIÊ BIS
SAKOLA RÔ RUM VODUM
JUTA DONA CÓ
JUTA COLARÓ RUM VODUM
JUTA DONA CÓ
Ê OKÊ A CODA DIÊ BIS

***************************************
POSSUM IPÓ !!!!!!
POSSUM ADA GAMA RUNGELO
POSSUM ADA GAMA RUNGELO
******************************************
ENATOIA
ENATOIA
E POSSUM POSUBENAN
ENATOIA
ENATOIA
POSSUM POSSUBENAN

***************************************
NANÃ, NAUÁ, NÃ, OU SEJA LÁ DA FORMA QUE PREFERIREM
Ê NANÃ MODUBI
DAHOMÉ SAVADIÊ
Ê NANÃ GAIAKU
DAHOMÉ SAVADIÊ
DAHOMÉ SAVADIÊ
SAVAIA DAHOMÉ
Ê NANÃ IKU RÊ
AFULELÉ CORAJÔ
CORAJÔ CORAJÔ
AFULELÉ CORAJÔ
ÊPA ÊPA Ê
NANÃ OLUAÊ

***************************************
SOGBÔ
BENA, BENA BENA
TA NO ODÊ MAHINHA
TA NO ODÊ
SOGBÔ ADÊ MAHINHA
BENA, BENA BENA
BABA DIBI SOGBÔ NO KWE

***************************************
AROBOBOIA......SOBO ADÃN
SOBOADÃN NO TO GIE....
COTA COTA HUMGEBE
COTA COTA FIRIMANHA
COTA VODUM DARHOME
***************************************
BADE
HEVIOSO BARE ORO
BADE NA KEW
BADE IZO

***************************************
GU
TOQUE - VAMUNHA
FERE COM FERE MOFÁ
T'OGUM NADÔ
FERE COM FERE MOFÁ
T'OGUM NADÔ

***************************************
TOQ BRAVUM
HUNGBE
HUNGBE BEÚE A BOGIA HONTO
RESPONDE::::HUNGEBE ANADO ,,HINGBE ANODO
HUNGEBE BEÚE A BIGIA HUNTO

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VODUM GU
AXÓ TOTÔ MINA DÔ
HUMPARA SÉ SÉ (2X)
ACAMAGINA DAN MECAN
CAÊ CAÊ NO KWERÊ DEZAN
MÓ DEVÔ
ODINÉ ACAUNDEVÓ HUNTOIÊ
SONAJI SONAJÔ
SONAJI OGUN ALAKORÔ

***************************************
AVEREKETE:
AVEREKETE É UM TAELÊ
DAN JAN JAN
BAKO PÔ ERÓ DAN Ê
DAN JAN JAN
MINA MINA DONÉ
AVEREJKETE MINHA DONÉ
AVERÊ SODAN HUNTÓ
VODUN KWÊ SEBÊ
AÊ MILEUÁ
Ê MILEUÁ AVEREKETE
AVEREKETE DOMA DOHUN
AVEREKETE DOMA DOHUN
AVEREKETE DOMA DOBELO
AVEREKETE DOMA DOBELO

***************************************
TOY BESSÉN!!
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
KRÊ NU KRÊ, NA SASSÁ RENUN
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ
SASSÁ RINÓ VODUM
EMI KOBÁLA NUÊ

***************************************
AJANSSI
ARUN DECAIÁ
ARUN DECAIÁ
AJANSSI MEHUNTÔ
ARUN DECAIÁ
ARUN DECAIÁ
AJANSSI MEHUNTÔ

***************************************
TOY AGUÉ!
SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ, AGUÉ.
SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ,
AÊ SOBOJÔ, AGUÉ.

***************************************
IPO
ENATOIA
ENATOIA
E POSSUM POSUBENAN
E POSSUM POSUBENAN

***************************************
AZIRI
LÔ KWE RÊRÊ COMODIRÊ (X2)
AZÃ MEHUNTÓ AZOKINÃ AZIRI ZAÊ (X2)

***************************************
AHOBOBOI LOKO
HUNHODAN BOLOKÔ
TINA DOCUN VODUN AKA
AÊ LOKO
AÊ AÊ LOKO
LOKO DAIBA BÔ AJENAN
SAVALU JEJE MAHI
ABAIN SODAN
LOKO BAIN SODAN
LOKO KAIABA

***************************************
TOBOSSY
RITMO.: VAMUNHA
JARA UM TÓ
JARA UM TÓ, SAVALU
JARA UM TÓ, BOSSIRÊ
JARA UM TÓ, SAVALU

***************************************
ARROGBOGBOI IYÁ BAHIN
RÍTIMO: SATÓ.
NANAN MI TOFÁRA RENUN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN
SEREBÊ SEREMAN
NANAN MI TOFÁRA RENUN

***************************************
ARROGBOGBOI AJAUNSSY
RÍTIMO: SATÓ.
Ê BEREWÁ
AJAUNSSY,
Ê BEREWÁ
RUNTÓ BI EWÊ.
Ê BEREWÁ
AJAUNSSY,
Ê BEREWÁ
RUNTÓ BI EWÊ.

***************************************
CANTIGA E REZA
WALU LÈ
ILÈ WALU LÈ
JÉ KWÉ SUN WALU LÈ
MAN IYÁ HUN DÁ KÓ
ALÈ KWIN BILO SÈ
MAN IYÁ WALU BETÓ
DA JA IN SAN
WALU LÈ
MAN IYÁ HUN DÁ KÓ
WALU LÈ

***************************************
YPA DARIN WODUN BADÉ
A HAN IRUN MALÉ ERO BADÉ NI CAIÁ
A HAN IRUN MALÉ ERO BADÉ NI CAIÁ HOUMBONO
BADÉ NI CAIÁ, WODUN BADÉ NI CAIÁ
BADÉ NI CAIÁ, WODUN BADÉ NI CAIÁ
ARA ARA Ê, SALU BADÉ NUCAIA, SALU BADÉ NUCAIA
SALU BADÉ NUCAIA

***************************************
ARROGBOGBOI EWÁ
PABÔ,PABÔ
PABÔ A ISSU DAN
PABÔ,IYÁ PABÔ
PABÔ A ISSU DAN
PABÔ, PABÔ
PABÔ A ISSU DAN
PABÔ,IYÁ PABÔ
PABÔ A ISSU DAN

***************************************
OTOLU
OTOLU É MÀ SINOTÓ
OTOLU É MÀ SINITÓ
SINITÓ SINITÓ ALOYE
SINITÓ SINITÓ ALOYE

***************************************
GUNAJÁ - SATÓ
DADJÁ NADÔ,
DADJÁ NADÔ,
DÁ KOHUN NA DOBÊ,
GBENITÓ SAHUNDENAN,
DÁ KOHUN NA DOBÊ.

***************************************
ARROGBOGBOI LISSÁ
TOQUE: SATÓ.
VODUM LISSÁ MAWÚ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
O VODUM SAVALUNDÊ
VODUM LISSÁ-MAWÚ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
ABADJÁ LABIÊ KÓ
O VODUM SAVALUNDÊ

***************************************
LEGBA
TOQUE.: BRAVUM OU QUEBRADO
Ê LEBARAAA,
Ê LEBARAAA,
Ê LEBARA VODUN Ê VODUN NITOIÊ
Ê LEBERA

***************************************
ARROGBOGBOY TOGUM
TOQUE: BRAVUM
SANAJI, SANAJO,
SANAJI, TOGUM ALA KORÔ
SANAJI, SANAJO,
SANAJI, TOGUM ALA KORÔ

***************************************
YPA DARIN WODUN GU
HAMUNHA
UBE MA HUBE
UBE UBE MA HUBE
UBE MA HUBE
UBE UBE MA HUBE
UBE UBE MA HUBE
SOBE O YÁ MA HUBE O YÁ
UBE MA HUBE
SOBE O YÁ MA HUBE O YÁ

***************************************
SATÓ
TOGUN TÁ TANADÊ
TOGUN TÁ TANADÊ
TOGUN TÁ TANADÊ Ô
TOGUN TÁ TANADÊ Ô

***************************************
BATÁ
BARA DO LEMINA SIVO HOUMBÉ
O HUN DE KÁ LA E
MINO SIVO HOUMBÉ
O HUN DE KÁ LA E

***************************************
YOBA
RÍTMO: OGUERÊ
YOBA NA ZANA, Ê AZAN BALAJÓ
FERÉRÉ NA ZANA,
YOBA NA ZANA, Ê AZAN BALAJÓ.

***************************************
YPA DARIN WODUN OTOLU
SATÓ
OTOLU KINI FÁ KIROJI
OTOLU KINI FÁ KIROJI
KIROJI É JIROLE
KIROJI É JIROLE

***************************************
EGÓ
BETO É NÓ SO JO É MAHI
SO JO É MAHI
A GANGA OTOLU
SO JO É MAHI
BONARREVI

***************************************
AGUÉ
SATÓ
AGUÉ BENADÔ E UM Ô
Ê Ê Ê E UM Ô
Ê Ê Ê E UM Ô
DI MINA Ê

***************************************
YPA DARIN WODUN AJUNSUN
BATÁ
AGO LE SASI NA KO SA DIE
AGO LE SASI NA KO SA DIE
TA KO LARA WODUN SE SA DO NA KÓ
TA KO LARA WODUN SE SA DO NA KÓ
JUN TA KÓ LARÓ WODUN SE SA DO NA KÓ
NA KO SA DIE

***************************************
HAMUNHA
E NO KOKO BIÓ BEREO
E NO KOKO BIÓ BEREO
É NUM KWE DA BEUÁ É NAIÓ
É NUM KWE DA BEUÁ É NAIÓ
É NUM KWE DA BEUÁ É NAIÓ

***************************************
SATÓ
O NINHÁ OSSO BO KO BO ALÊ
O NINHÁ OSSO BO KO BO ALÊ Ô

***************************************
YPA DARIN WODUN DANGBÉ
EGÓ
JÁ HOHO E Ê, JÁ HOHO E Ê
YPITI LÊ JÁ HUNDÊ BOY DA CÓLO DIÊ
YPITI LÊ JÁ HUNDÊ BOY DA CÓLO DIÊ
BOY DA BARA HUNCE JÁ LÁ JÁ HOHO Ê Ê

***************************************
SATÓ
HONTO MANHA DAN IKÓ OTORU
HONTO MANHA DAN IKÓ OTORU
HONTO MANHA DAN IKÓ WALÚ WALULÊ
HONTO MANHA NO TOKWE BEUÁ
NO TOKWE RE RE DONIN
SAVALU KWE HOUMBONO
SAVALU KWE RE RE ZAN ZAN
SAVALU KWE HOUMBONO

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HAMUNHA
DA BARA HOUMBONO
DA BARA HOUMBONO SATO JÁ
DA BARA HOUMBONO SATO JÁ
DA BARA HOUMBONO SATO JÁ

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YPA DARIN WODUN TOBOSSY
EGÓ
MA HOHO TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
MA HOHO TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
TÓ NUM MÃ Ê
TÓ NUM BOCI LÊ MA HOHO
TÓ NUM MÃ Ê
MA HOHO TÓ NUM BOCI LÊ DÁ CA JÁ

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HAMUNHA
TOKWE TOKWE TÔ NUM SAN BÁ NU TO BONI TO BÉ LE KWÉ
Á IRÊ IRÊ
TÔ NUM SAN BÁ NU TO BONI TO BÉ LE KWÉ

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SATÓ
KI NHÁ KI NHÁ KI NHÁ A NI KINHÁ BOROCÊ
A NI KINHÁ BOROCÊ
BONACERRA Ê

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VODUNJO
VAMUNHA
EPA MINA MINA PÃ
MEDIJÓ MINA PÃ

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YPA DARIN WODUN JÓ
SATÓ
WODUN JÓ WODUN JÓ É MAHUM BE
WODUN JÓ WODUN JÓ É MAHUM BE
WODUN JÓ MAHUM BE ADAIN ME HUNTÓ MAHUM BE WODUN JÓ

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EGÓ
JÓ JÓ JÓ MA HUMBÊ
JÓ JÓ JÓ MA HUMBÊ
E DI JÓ E DI JÓ E DI JÓ MA HUMBÊ

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VODUN LISSA
IYE BABA LISSÁ WE NIBOKUN
(BABÁ LISSÁ WE NI BOKUNLÓ)
LISSÁ WE AWE, LISSÁ WE DI BABÁ LISSÁ WE

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YPA DARIN WODUN MAWU
SATÓ
NASSA HUN NASSA HUN MA HUNDÊ
OLISA NASSA HUN MA HUNDÊ
NASSA HUN NASSA HUN MA HUNDÊ
É WODUN NASSA HUN MA HUNDÊ
SABE JO NIN KO IN SABE JO NIN KO DÊ Ê
AÊ AÊ SABE JO NIN KO IN

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YPA DARIN TOBOSSI
MECIM QUELÊ NO PO DO ME DIÈ,DIÈ AÈ
MECIM QUELÊ NO PO DO ME DIÈ,DIÈ AÈ
O ME DO PÒ DÒ MÈ}
MEVÒ COCÈ CÒ

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YPA DARIN VODUN TOGBO ,TOGUM,GU,GUN COMO QUEREN
TOQ(VAMUNHA)
E RUMBÈ ,RUMBÈ MA RUMBÈ
E RUMBÈ ,RUMBÈ MA RUMBÈ Ò

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A CORE MINA COREÀ
ARUM LEÀ

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VODUN OTOLU
TOQ(VAMUNHA)
JARRA LA CEDÈ MI
MAVEM O PEJE VÒ,CORICÒ
JARRALA CEDÈ MI
MAVEM O PEJE VÒ

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COTA COTA BELE KWÈ
RUM BUENA VIANÊ
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(TOQ)BRAVUN
YPA DARIN DAN/BESSEN
VODUN RUDJÊ,MINA KORÔ RUMBÊ(BIS)
RUDJÊ ZÔ,RUMBÔNU NUM KWÊ MINADÔ(BIS)
DANSIDABELA RUMBÊÊÊÊÊ
ÊÊ MARRUMBÊÊÊ
RUMBEWÊÊ(BIS)


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(TOQ)SATÒ
È DORIGAN N AIBUNA E DABUNCÒ(BIS)
RUM BARA BERÒ BUNCÒ
RUM DAMBALA BALA SODAN AÊ AÊÊÊ BUNCÒ

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(TOQ)AVANIYA
DAN DA MARÔ,DAN DA MARÔ
O DAN OTIN BELÊ ODAN
DAN DA MARÔ,DAN DA MARÔ
O DAN OTIN BELÊ ODAN

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YPÁ DARIN WODUN LEGBA
SATÓ
WODUN LEGBA DENAN NU AWANTITÓ ELÔ
WODUN LEGBA DENAN NU AWANTITÓ ELÔ
Ê Ê LEGBA, LEGBA AWANTITÓ IÓ WODUN
SASA (XÁXÁ) LEGBA DENAN NU AWANTITÓ Ê
Ê LEGBA, LEGBA AWANTITÓ IÓ WODUN

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HAMUNHA
Ê MINA DÔ, A KAN SO ELÔ BARA HUNTÓ NAN KWE RÊ
Ê MINA DÔ, A KAN SO ELÔ BARA HUNTÓ NAN KWE RÊ

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EGÓ
AWÁ LESSE AGÔ IYÁ, SORIYÁ BEKÓ ILÊKUN
AWÁ LESSE AGÔ IYÁ, SORIYÁ BEKÓ ILEKÓ ILÊKUN

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YPA DARIN WODUN KPÓ (POSUN)
HAMUNHA
BEREKÔ É NO POSSI DO IYÁ WODUN MAIO KWE
BEREKÔ É NO POSSI DO IYÁ WODUN MAIO KWE
POSUN POSUN LÉ
POSUN BOIÁ KÁKÁ BIOÁ MI
POSUN POSUN LÉ
POSUN BOIÁ KÁKÁ BIOÁ MI
PÓ AHAN DAQUINIPÓ DAQUINIPÓ, POSUN NUN DÊ
BELÉ BELÉ A GAMA
POSUM MADOBÊ

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SAUDANDO O JEJE
É NOKUE RUNTO É MAHIN
É NOKUE RUNTO É MAHIN
É NOKUE MEU RUNTÓ
É NOKUE MEU RUNTÓ

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BESENHA
ME RUNTO E JAVALANUE
ME RUNTO E JAVALANUE
COCORUM
COCORUM
BALAJA
TOYATOYA
TOYATOYA
RUMBALAJA

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AIZAM BERÊ
AIZAM BERECÔ
AIZAM BERÊ
AIZAM BEREUÁ
NITÁLIA NITÁLIA – ATILERU Ó

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ESTA CANTIGA DE AIYZÃ É PARA ELE FERTILIZAR
A CASA E SABER QUE O POVO QUE ESTÁ FAZENDO É SEU POVO MAHI:
DENÊ KO SA LISA DEHUN
DENÊ KO SA LISA DE HUN
Ê DE HUM DÊ DA GAMA DÊ HUN
Ê DE HUM DÊ DA GAMA DÊ HUN

MITOLOGIA DJEJE





 Na versão mais conhecida da mitologia jeje, a do povo fon, Mawu ou Mahu, que alguns identificam à Nanã dos iorubás, é a deusa suprema, que criou a terra e os seres vivos. Ela é associada a Lissá, masculino, co-responsável pela Criação assimilado ao Oxalá iorubá, e os voduns são filhos e descendentes de ambos e seus agentes no comando do Universo. A divindade dupla Mawu-Lissá é intitulada Dadá Segbô (Grande Pai).
Convém observar que o sexo dos voduns é, muitas vezes, difícil de determinar. Ao contrário dos orixás iorubás, que costumam ser imaginados com uma forma humana nitidamente individualizada, os voduns são freqüentemente concebidos como puras forças da natureza, que podem se manifestar em forma feminina ou masculina. Tanto na África quanto nas Américas, um mesmo vodum pode ser considerado como masculino, como feminino, como andrógino, como um par de irmãos e esposos de sexos opostos ou como um animal ou fenômeno natural de sexo indeterminado, dependendo da região ou da manifestação ("qualidade") específica.
Assim, Mawu, que para os fon do atual Benin é uma deusa criadora identificada com a Lua, é para os ewe do atual Togo é um deu-céu, criador dos espíritos ou voduns (mawu-viwo, filhos de Mawu) para ligá-lo aos humanos, e outra versão do mito faz de Mawu um deus andrógino.
Segundo outras tradições, esse culto foi introduzido pelo rei Tegbessu, que passou muitos anos preso em Oió como refém dos iorubás e começou a difundir hábitos e costumes estrangeiros depois de entronizado, junto com sua mãe Nan Uenguelê. Originalmente, a divindade suprema teria sido Dan ou , vodum da riqueza, representado pela serpente do arco-íris, equivalente ao Oxumaré iorubá. Por seu meio teriam sido criados os fenômenos atmosféricos, como o trovão, representado por Heviossô.
Os voduns são agrupados em "famílias" chefiadas por um vodum principal, ora representando um elemento ou fenômeno da natureza, ora da cultura. Entre os voduns menores, alguns se tornaram particularmente importantes nos cultos afro-americanos, como Aziri, sincretizada no Brasil com Oxum. Segundo Nei Lopes, os voduns formam três grupos ou panteões, os do Céu, do Mar e da Terra:
Os voduns do Céu (dji-vodun) integram o panteão de Mawu-Lissá:

  • Loko, primogênito dos voduns, representado pela árvore sagrada conhecida pelos iorubás como Iroco e na África de língua portuguesa como "amoreira africana" (Milicia excelsa) e que foi substituída no Brasil pela gameleira branca (Ficus doliaria).
  • Aguê, vodum da selva e da caça, detentor dos segredos da arte e da técnica, sincretizado no Brasil com o Oxóssi iorubá.
  • Dji, vodum do trovão.
  • Adjakpá, vodum da água potável.
  • Aiabá, vodum protetora do lar.
  • Wete e Alawê, protetores das riquezas de seu pai, Lissá.
  • Aizu e Akau, protetores das riquezas de sua mãe, Mawu.
  • Gu, vodum dos metais, guerra, fogo, da morte violenta, dos ferreiros e protetor dos recém-circuncidados, equivalente ao Ogum iorubá.

Os voduns do Mar (to-vodun) seriam os que integram o panteão de Sô:
  • Sogbô ou Sobô, chefe do panteão que mora no céu e de lá fulmina os ladrões, feiticeiros e malfeitores.
  • Agoê ou Hu, vodum do mar sempre em movimento.
  • Na Etê, a chuva.
  • Heviossô, vodum que comanda os raios e relâmpagos, equivalente ao Xangô iorubá.
  • Badé
  • Avrequetê, vodum que habita a arrebentação marinha e leva as men­sagens de seu pai Hou às di­vindades marítimas e aos homens.
  • Topodum

Os voduns da Terra (ayi-vodun) são os do panteão de Sakpatá, rei do solo, senhor do chão, que representa tudo o que está na terra.
  • Sakpatá, vodum da varíola, equivalente ao Xapanã iorubá. Possui outro nome, menos perigoso de pronunciar: Ainã.
  • Corrossu e Niobê Ananu, causadores da varíola.
  • Da Zodji, causador da disenteria e dos vômitos.
  • Da Longan
  • Da Sandji e seu irmão gêmeo Bossu Zurron
  • Aglossutô, causador das feridas incuráveis.
  • Arrossu Ganvá, causador dos inchaços.
  • Avimajé
  • Aizã ou Ayizan (Aziza entre os gwen), dona da crosta terrestre e dos mercados.

Além destes três grupos, citam-se os seguintes voduns importantes:
  • Nanã Burucu, vodum muito antigo e respeitado. Segundo algumas tradições, é a mesma que Mawu. Para outros, é o mesmo que Sabadã.
  • Legbá, caçula de Mawu-Lissá, de quem também é mensageiro e intermediário, representa as entradas e saídas e a sexualidade e é sincretizado com o Exu iorubá. Nennhuma comunicação entre Mawu e um vodum pode ocorrer sem sua intervenção. É ele quem estabelece essa ligação e por isso deve receber oferendas e libações antes de todos os voduns.
  • ou Afá, vodum da adivinhação e do destino, equivalente ao Orunmilá iorubá. Veículo entre o mundo visível e invisível, conselheiro e guia dos homens, que indica as diretrizes para os negócios de todos os dias.
  • Agassu, vodum que representa a linhagem real do Reino do Daomé.

Existem ainda os voduns clânicos (henu-vodun), peculiares a determinados clãs e que carregam os títulos de togbé e atá, como:
  • Atá Kpessu, vodum da guerra.
  • Atá Sakumo, chefe dos voduns de seu clã.
  • Mamá Kole, sua esposa, simbolizada pelas águas doces dos solos arenosos.
 Voduns em Cuba Em Cuba, o culto dos voduns o existe como parte da santería predominantemente iorubá, com o nome de La Regla Arará, praticada principalmente na província de Matanzas e Havana, no norte da ilha. Arará é uma corruptela de Aladá, nome de um antigo reino do Benin e do porto pelo qual eram exportados os escravos jejes (ewe e fon, falantes da língua gbe).
Segundo Nei Lopes, os voduns homenageados pela Regla Arará são os seguintes:

  • Dasoyi, o mais importante, também chamado Ojundegara, Afrimaie Ganayú, Azojano, Awó Aggrónica e Sódyi. Descansa à sombra do pé de cherimóia (Annona cherimola, conhecida em castelhano como chirimoyo e semelhante à fruta-do-conde ou pinha brasileira) ou em terra semeada de erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides). Usa calças de saco de juta, camisa de caroá e um xale colorido na cintura e balança um ajá. Sincretizado com São Lázaro, representdo leproso e de muletas. Sua cor é o violeta. Médico e guerreiro, manifesta-se por meio das seguintes qualidades ou caminhos:
  • Agró, vodum identificado com uma qualidade de Dasoyi, é sempre o último a comer, pois não gosta de fazê-lo com nenhum outro vodum;
  • Aggidai, o mensageiro;
  • Agrosometo;
  • Osumayá;
  • Daida;
  • Ofido;
  • Adrapete;
  • Emergundé;
  • Agramano;
  • Son-Poná;
  • Azoiy;
  • Aluá.
  • Hebioso, também chamado Oluoso, Anamá, Zaká ou Ibó, considerado rei dos ararás, de Oyó, da África e do mundo. Nascido do fogo, foi criado por Nana-Nú, um vodum parecido com Iemanjá. É o dono do pinheiro, do cajo e do abricó (Mammea americana, conhecido em castelhano como mamey). Gosta de bananas, carneiros e galos, Belo, valente, mulherengo, dono da música ebom dançarino, embriaga as mulheres com sumo de flores de pau-rosa ou flamboyant (Delonix regia). Sua comida favorita é o tapi-tapi, feito com bolotas de arroz cozido a que se adiciona quiabo ou caldo de galinha. Suas cores são vermelho e branco. Sincretizado com Santa Bárbara. Outros caminhos ou qualidades de Hebioso, que também pode manifestar-se como Dambalá, são:
  • Daddá Maggalá, o maior Hebioso;
  • Ajokéi;
  • Akrifoddú;
  • Akodá;
  • Fedyú Okundayo;
  • Alabáloke;
  • Janú Yemoró.
  • Dañé, entidade do raio, do vento e das tempestades. Usa colar de contas vermelhas, raiadas de branco e preto. Uma de suas qualidades é chamada de Naé e vive nas tumbas junto aos mortos. Possui um espanador de rabo de cavalo que todos os iniciados presentes a um funeral devem pasar no caixão do falecido. Foi mulher de Hebioso e o segue por todos os lugares, o que a aproxima de Iansã. É muito bonita e nada maternal, não gostando da companhia de crianças. Recebe oferenda de nove vagens ou favas de flamboyant e uma berinjela.
  • Nan-Nú, que pariu 17 divindades. É sete em uma e um de seus mais poderosos caminhos é Olokun, que vive no fundo do mar.
  • Saborissá, pai de Hebioso. É o dono dos campos e dos vulcões. Veste-se de vermelho e seus filhos o recebem no ombro, não na cabeça. É mais forte que o ferro e domina a saudade e a tristeza. A palmeira real é o seu bastão e, quando ela se empina, enxerga o mundo inteiro. Come tapi-tapi, como Hebioso.
  • Yewá Afirimako, vodum da morte e dos desamparados, dona dos cemitérios.
  • Acutorio, também conhecido como Achibirikí, Alailúo e Gamu-Gamu, mói até o aço, pois é dono dos metais. Mora na mata. Possui mais de 170 avatares, qualidades ou caminhos associados a este vodum e, em um deles, Acutorio e Hebioso fundem-se em uma só entidade bem definida, amenizando a tradicional rivalidade entre os dois. Alguns desses caminhos são:
  •  
    • Balindjo, o dono do fogo;
    • Togó
    • Ibo Buá;
    • Ibo Cui;
    • Gambúa.

  • Somadonu, Ojosí ou Juguerdá, pai e mãe de todos, é o vodum que deu ao homem o pensamento e é dono de todas as cabeças. Manifesta-se por meio de 24 caminhos: em 12 como homem, em 12 como mulher. A ele oferecem-se pombas brancas, arroz, flocos de algodão e suspiros. No Haiti é identificado com Ezili e invocado como Metré Sili.
  • Naná Buruku, ou Bukú divindade dos rios representada como serpente que as vezes se confunde com a Mawu africana. Sua comida não pode ser cozinhada em panela de ferro, só de barro e os animais de seu sacrifício devem ser mortos sem derramamento de sangue, por asfixia, com um pano colorido. Recebe oferenda de caramanché, sete espécies de bebidas a que se adiciona um pouco de azeite.
  • Masé, vodum que vive no rio, mãe do rio, sincretizada com a Virgen de la Caridad del Cobre (8 de setembro) e suas cores são amarelo e branco.
  • Malé, força do mundo subterrâneo. Seu dia de culto é o primeiro do ano.
  • Aferequete, dona do mar, sincretizada com a Virgem de Regla (7 de setembro), suas cores são azul e branco.
  • Sechemé, divindade suprema. Entre os fons é conhecido como Dada Legbo, sendo também invocado como Bobbadé.
  • Tokuno, vodum que descobre tudo. A qualquer momento, é capaz de conseguir o que é necessário. Se não existe nenhuma necessidade, ele a inventa.
  • Família de Dambirá. Reúne os voduns da terra, ligados às doenças e às curas.
  • Acóssi Sapatá (Acóssi, Acossapatá ou Odan) - curador e cientista, conhece o remédio para todas as doenças. Ficou doente também por tratar os enfermos. Pai de Lepom, Poliboji, Borutoi, Bogono, Alogué, Boça, Boçucó e dos gêmeos Roeju e Aboju.
  • Azile - irmão de Acóssi. Também é doente.
  • Azonce (Azonço, Agonço ou Dambirá-Agonço) - irmão de Acóssi e Azile, o único que não é doente. É velho e é nagô. Pai de Euá.
  • Euá - filha de Azonce, também é nagô.
  • Lepom - filho mais velho de Acóssi. Vodum velho.
  • Poliboji - também vodum velho.
  • Borutoi (Borotoe ou Abatotoe) - vodum velho. Usa bengala.
  • Bogono (Bogon ou Bagolo) - diz-se que se transforma em sapo.
  • Alogué - diz-se que é aleijado.
  • Boça (Boçalabê) - mocinha alegre, está sempre com o irmão Boçucó. Toqüém.
  • Boçucó - outro dos irmãos mais novos. Toqüém.
  • Roeju e Aboju - irmãos gêmeos. Ambos toqüéns.
  • Família de Quevioçô. É família de voduns considerados nagôs, embora não sejam orixás (entre eles, apenas Nanã é cultuada nos candomblés de orixá, tendo sido incorporada ao panteão iorubá desde a África, assim como seus filhos Omolu e Oxumaré). Quase todos são mudos para evitar que revelem os segredos dos nagôs ao pessoal da Casa das Minas, onde são hóspedes de Zomadônu.
  • Nanã (Nanã Biocã, Nanã Burucu, Nanã Borocô ou Nanã Borotoi) - diz-se que é de Davice mas auxilia Quevioçô. É a nagô mais velha, a que trouxe os outros.
  • Naité (Anaité ou Deguesina) - mulher velha que representa a lua.
  • Vó Missã é a velha que resolve tudo entre os nagôs.
  • Nochê Sobô (Sobô Babadi) - considerada mãe de todos os voduns de Quevioçô (Badé, Lissá, Loco, Ajanutoi, Averequete e Abé). Representa o raio e o trovão.
  • Badé (Nenem Quevioçô) - representa o corisco. Equivale a Xangô entre os nagôs. É mudo e se comunica por sinais.
  • Lissá - vodum dos astros. Representa o sol. É vadio e anda muito. Também é mudo.
  • Loco - representa o vento e a tempestade. Também é mudo.
  • Ajanutoi - é surdo-mudo e não gosta de crianças.
  • Abé - vodum dos astros, como Loco. Representa o cometa, uma estrela caída nas águas do mar. Vodum jovem e mulher. Uma dos poucos do clã que falam. É toqüém. Corresponde ao orixá Iemanjá dos nagôs.
  • Averequete (Verequete) - Também fala e é toqüém.
  • Dois voduns amigos da família de Quevioçô que tomam conta dos filhos de Dambirá. São eles:
    • Ajautó de Aladá (Aladanu) - amigo da casa. Pai de Avrejó. É velho e usa bengala. Ajuda Acóssi, que é doente. Mora com o povo de Quevioçô. É rei nagô, protetor dos advogados.
    • Avrejó - Filho de Ajautó. Toqüém.
  • Avievodum é o deus Supremo, a quem os voduns estão subordinados. Como Olodumaré ou Olorum, deus Supremo dos iorubás, Avievodum é distante e inalcançável, pouco lembrado pelos devotos e não recebe culto específico.
    Legba
    ou Legbara, figura comum nas religiões afro-brasileiras, conhecido em outras "nações" pelo nome de Exu, é a divindade que assume a função de trickster ou trapaceiro. Não tem culto organizado na Casa das Minas, onde é identificado com Satanás, o Mal. Não é aceito como mensageiro, mesmo porque quem realiza essa função são os toqüéns. Apesar de não ter culto organizado, verificam-se uns poucos gestos rituais ligados a Legba, como por exemplo, certos cânticos pedindo para que Legba se afaste, que são cantados ao início de todo tambor. Ocupa, entretanto, lugar importante em outros terreiros influentes de São Luís.
    Há outros voduns do tambor-de-mina que não aparecem nesta classificação por não serem referidos na Casa das Minas, mas que são cultuados em outros terreiros, como Boço Jara, presente na Casa de Nagô.